Kelen Marmitt | Passo a passo para você ser estratégico em um processo seletivo!

Passo a passo para você ser estratégico em um processo seletivo!

 

Estamos em um cenário desafiador quando falamos em oportunidades de trabalho. São muitas pessoas em busca de uma recolocação e muitas delas com experiência e qualificação exemplar. Por isso, precisamos estar preparados e seguros para esta caminhada. 
Pensando nisso, preparamos um passo a passo que irá te ajudar a enfrentar este momento, e se destacar em um processo seletivo. Acredite no seu potencial!

Currículo
Seu currículo é o primeiro contato dos profissionais de Recrutamento e Seleção. Por isso, tenha muita atenção com ele, um currículo bem elaborado é o primeiro passo para uma entrevista bem sucedida.
A Empresa Catho divulgou uma pesquisa muito interessante falando sobre como os recrutadores analisam um currículo.
“30% dos recrutadores levam em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo para um processo seletivo”.
Desta forma, é muito importante ser objetivo e estratégico nas informações inseridas, cuidado e atenção é fundamental na construção do seu currículo.


Como elaborar um currículo:

1ª) Coloque seu nome completo centralizado e em negrito. Não precisa escrever curriculum vitae.
2ª) Informe seus dados pessoas resumidamente: Endereço, cidade, Estado, email e três números de telefone, o recrutador precisa te encontrar rapidamente. 

3ª) Objetivos: Informe seu objetivo/área de atuação. Você é um profissional de qual área: Engenheiro Ambiental, Gerente de Recursos Humanos, Supervisor Industrial, Comercial, Secretária, Técnico etc... Deixe claro seu desejo, qual é sua paixão, como você deseja ser recolocar e ser encontrado. 

4ª) Resumo: Informe sua formação, cursos, qualificações, idiomas, qual seu seguimento, se tem mobilidade/disponibilidade para viagens, mudança de cidade/estado ou não (dependendo da oportunidade estas informações são fundamentais). Lembre, é um resumo, seja sucinto de três a cinco linhas no máximo.

5ª) Experiências profissionais: Coloque em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Informe o nome da empresa, período e cargo. Faça uma descrição das suas atividades mais relevantes, projetos, responsabilidades seja estratégico neste momento.  

6ª) Cuidado com abreviações/siglas, os recrutadores não conhecem alguns termos técnicos, deixe para conversar com o Gestor da área estes conhecimentos mais específicos. 

7ª) Ortografia: Um currículo bem elaborado, com as palavras bem colocadas, objetivo, sem erro de gramática se destaca e encanta os recrutadores. Dica: Peça ajuda de um amigo, familiar ou de alguém que você confie muito para ler seu currículo, vai fazer toda diferença. 


 Linkedin


Plataforma mais utilizada pelos recrutadores na busca de profissionais entre as redes sociais, além disso, é uma ótima ferramenta de networking e desenvolvimento de carreira, contendo publicações que ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional. Caso você não tenha um conta Linkedin crie o quanto antes.
Checkliste para preencher seu linkedin e deixá-lo com um perfil que fortaleça sua experiência profissional. O preenchimento dos campos tem que ser bem pensado, desenhado e planejado para que constem todas suas informações mais relevantes e que fique um perfil estratégico que irá alavancar suas conexões.


Foto: Escolha uma foto mais profissional, menos casual. A foto precisa demonstrar simpatia, esteja sorrindo, olhando nos olhos, isso ajudar a pessoa que está pesquisando seu linkedin a conectar-se com você.


Capa: Insira uma imagem de fundo que faça sentido para você, que tenha relação com sua profissão/carreira. 


Nome: Sugestão: Utilize nome composto, fica mais fácil as pessoas memorizarem e identifica rapidamente seu nome com sua profissão/carreira.


Titulo: Como você quer ser reconhecido no mercado, qual sua profissão, o que você faz. Ter um posicionamento é muito importante, ajuda você a ser encontrado.  


Resumo: O resume representa sua marca pessoal/profissional, tem que ter um toque de pessoalidade, estar bem elaborado, atraente, e atrativo. Coloque um pouco da sua história de vida, fica mais humanizado e as pessoas se identificam com isso, relate sua experiência, o que te motiva, projetos realizados, entregas significativas, formação e certificados.   


Experiências: Coloque em ordem cronologia.


Descrição: Conte um pouco da empresa e descreva suas principais atividades.


Competências/Recomendações: Selecione suas principais competências técnicas e comportamentais. 

Boa Sorte!